O que devemos desenvolver este ano:

Conteúdos da 5º ano – 2014
Professora Geane

Matemática
-Frações de quantidades inteiras: representação, leitura, equivalência, simplificação, classificação, número misto (transformações de número misto em decimais e vice-versa), operações (adição e subtração com denominadores iguais e diferentes).
-Representação fracionária;
-Ordens e classes (3ª classe);
-Valor relativo e absoluto;
-Sistema monetário;
-Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
-Cálculos com as quatro operações (divisão por 2 algarismos);
-Termos e prova real das quatro operações;
-Situações problemas com as quatro operações;
-Expressões numéricas;
-Múltiplos de um número;
-Critérios de divisibilidade (2,3,5,10);
-Números primos;
-Pesquisa, tabulação e interpretação de dados;
-Geometria – Sólidos;
-Identificação de figuras geométricas (ponto, reta e plano);
-Área e perímetro (palitos) das figuras planas (malha quadriculada).


Estudos Sociais
-Pontos Cardeais e Colaterais;
-Tomada e posse do Brasil (Descobrimento ou invasão?);
-O Rio Grande do Sul na região sul e no Brasil;
-Limites do Rio Grande do Sul;
-Situação atual do índio gaúcho;
-Os Negros: Importância histórica para o Rio Grande do Sul e Brasil ( O 20 de novembro);
-A Revolução Farroupilha;
-Símbolos rio-grandense: (hino, bandeira, armas, escudo);
-O gaúcho: tipos característicos e costumes;
-Lendas do Rio Grande do Sul;
-Porto Alegre: A capital do Rio Grande do Sul;
-Os imigrantes: Açorianos, Alemães e Italianos;
-Relevo do Rio Grande do Sul;
-A Hidrografia do Rio Grande do Sul;
-A Vegetação do Rio Grande do Sul;
-Clima do Rio Grande do Sul;
-Agricultura do Rio Grande do Sul;
-A pecuária do Rio Grande do Sul;
-O comércio do Rio Grande do Sul;
-A indústria do Rio Grande do Sul;
-O turismo do Rio Grande do Sul;


Ensino Religioso-Valores necessários para a boa convivência;
-Boas maneiras necessárias no dia-a-dia.
-Campanha da fraternidade;
-Importância da família;
-Agradecimento a Deus e valorização de todos os seres;
-Páscoa;
-Natal.

Língua Portuguesa
-Leitura e interpretação de diversos tipos de textos: poesias, jornalísticos, narrativos, descritivos e dissertativos;
-Dramatização (expressão oral);
-Traçado correto da letra cursiva;
-Ordem alfabética;
-Uso do dicionário;
-Composição de frases;
-Tipos de frases;
-Uso do porque, por quê, porquê e por que;
-Redação: diálogo, produção textual, bilhete, carta...
-Ortografia;
-Substantivos (nomes);
-Adjetivos (características);
-Pessoas do discurso (eu,tu,ele,ela,nós,vós,eles,
elas);
-Verbos (presente, pretérito e futuro);
-Oralidade (tonicidade das sílabas);
-Fonética.


Educação Física-Exercícios de iniciação ao desporto:
•Basquete;
•Futebol;
•Voleibol.
-Atividades recreativas;
-Exercícios competitivos;
-Jogos educativos;
-Lateralidade

Artes
*Artes visuais:
-Leitura e Representação das Formas e do Espaço:
• Elementos visuais: ponto, linha, cor, luz e volume;
• Ponto: densidade, localização e representação;
• Linha: direção, extensão, modulação;
• Cor: primária e secundária;
• Luz: contraste, claro, escuro, sombra;
• Volume: dimensão e profundidade
• Planos: sobreposição e justaposição;
• Pontos de vista: frontal, de perfil e de topo;
• Estudo das formas geométricas e sólidos geométricos;
-Leitura e Representação de Imagens:
• Ilustração;
• Imagem: descrição;
• Leitura de imagens (Obras de artistas);
• Releitura;
*Produção Artística:
-Música:
• Duração: longo, médio e fraco;
• Ritmo musical: ritmo, compasso, andamento;
• Instrumentos musicais;
• Gêneros musicais;
-Teatro:
• Jogo Teatral (aspectos lúdicos e estruturas narrativas);
• Uso do espaço;
• Jogos de atenção e observação;
• Criação de personagens;
• Criação de releitura de peças;
• Interpretação de cenas;
-Projetos envolvendo as datas comemorativas.

Ciências
-O ar: Importância para o ser humano;
Composição do ar;
O ar em movimento;
Poluição do ar;
Chuva ácida;
Efeito estufa;
Tipos de vento (ciclone,furacão)
Camadas atmosféricas;
Doenças transmitidas pelo ar;
-Previsão do tempo (noções);
-Solo: Tipos de solo;
Preparação do solo;
Agrotóxicos;
Queimadas;
Erosão;
Usinas e aterros;
Solo e as doenças;

Nenhum comentário:

Postar um comentário